quarta-feira, 7 de julho de 2010

Nossos novos desafios

A Sustentabilidade é o desafio do século XXI. E o que os Economistas Domésticos tem produzido acerca deste desafio. Estamos num momento em que devemos sair de nossa zona de conforto. É chegada a hora de oferecermos um princípio orientador da Economia Doméstica para a Sustentabilidade e a Ecologia Humana.

Por vezes não percebemos que as palavras Ecologia e Economia têm a mesma raiz grega Oikos, que significa "casa" e também “economia doméstica”.

Tal desafio é incomodo porque demanda de nós responsabilidade em longo prazo e apesar dos nossos horizontes de planejamento até o momento míope, não podemos evitar que a sustentabilidade nós encontre. É impossível e também inaceitável avaliar ou solucionar os problemas fundamentais dos novos dias no conforto de nossas poltronas.

Acompanhar as consequências das novas realidades não é o bastante. O Economista Doméstico precisa antecipar o que esta por vim e propor desde já uma alternativa viável e adequada. Não pode haver futuro para qualquer profissão sem que a sustentabilidade faça parte de sua pauta.

Por isso busquemos nos nortear para a ecologia humana, estudando as relações e as interações entres os seres e o seu meio ambiente natural e/ou humano dentro do enfoque do Economista Doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário